quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A linguagem Animal e a Linguagem Humana.

Para análise do tema, tomo como referência a linguagem das abelhas. Em 1959 foi publicado por Karl Von Frisch um estudo acerca do sistema de comunicação usados por esses animais. De acordo com a pesquisa, a abelha-obreira, ao encontrar uma fonte de alimento, ela comunica a informação às outras companheiras por meio de danças. A primeira tem aspecto circular, traçando círculos horizontais da direita para esquerda ou vice-versa. A segunda dança tem semelhança de um oito em que a abelha contrai o abdome, segue em linha reta, informando a localização do suposto alimento.
Segundo Émile Benveniste (1976), temos: " embora seja bem preciso o sistema de comunicação das abelhas-ou de qualquer outro animal cuja forma de comunicação já tenha sido analisada- ele não constitui uma linguagem, no sentido em que o termo é empregado quando se trata de linguagem humana". Na linguagem das abelhas há a percepção de signos que são compreensíveis para as outras abelhas da colméia. Assim, podemos observar que essa comunicação é entendida pelas outras abelhas de forma única para aquele grupo.
Em suma, então podemos dizer que a comunicação das abelhas não é uma linguagem, mas sim um código de sinais, no qual, esse sistema de transmissão da comunicação está inscrita dentro de uma comunidade e todos seus integrantes irá compreendê-lo da mesma forma.

Referências BIbliográficas:
Introdução à Linguística, volume 1
Org. José Luiz Fiorin

O que é a LInguística ? A Influência de Ferdinand de Saussure.

O termo linguagem pode ter uma abrangência muito grande caso não há uma especialização bastante extensa do assunto, pode-se referir a linguagem dos animais até outras linguagens como a música, dança, pintura, etc.
Para o campo das ciências da linguagem, mais específicamente a linguística, convém enfatizar que a mesma detém-se somente na investigação ciêntífica da linguagem verbal humana.
No século XX, um pensador procurou explicar os mecânismos da linguagem através do estruturalismo, seu nome é Ferdinand de Saussure. Segundo ele, a língua é considerada como um sistema de valores. Por VALOR podemos dizer que é todas as relações e oposições entre os termos que ocorrem numa mesma estrutura, sendo consideradas como sistemas de signos usadas para estabelecer uma comunicação.
Para o mestre genebrino, "a Linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma, e por si mesma".
Com o decorrer do tempo, percebeu-se que Saussure desconsiderou aspectos importantes para o desenvolvimento dos estudos sobre a linguagem. São eles: O Sujeito, a História e o Referencial ( ponto de vista ). Esses aspectos serão retomados por outros estudiosos como Chomsky, Ducrot nos movimentos posteriores ao estruturalismo.


Referências Bibliográficas:
-Anotações minhas feitas em salas de aula;
-Introdução à Linguística, vol. 1
Org. José Luiz Fiorin.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Objeto Observacional e Objeto Teórico". Conceitos do Livro Ensaios de Filosofia da Linguística

As anotações que farei sobre este assunto referem-se ao capítulo 2 do livro Ensaios de Filosofia da Linguística. O capítulo trata do seguinte tema : De que trata a Linguística, afinal ?

A princípio tomarei os seguintes conceitos para a análise de minhas anotações: Objetos Observacionais e os Objetos Teóricos.
Antes de começar minha análise é importante notar que no início do texto questiona-se qual o campo de estudo da linguística. Assim, podemos dizer que para essa ciência não há um objeto de estudo específico, mas sim um pluralismo teórico acerca dos assuntos.
Para o desenvolvimento do tema é importante mencionar um fragmento retirado da folha online UOL do dia 21/08/09 (folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u612987.shtml). A notícia é a seguinte: " Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT de orientar os senadores da bancada pelo arquivamento de todos os processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética".
A partir do fragmento, é utilizado três exemplos que descrevem o conceito de objeto observacional e objeto teórico. São eles: A Gramática, a Retórica e a Linguística.

GRAMÁTICA:
"Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT ..."

O trecho em destaque mostra uma oração sendo regida por regras gramaticais, no qual, há uma ligação entre a oração subordinada adverbial concessiva e a oração principal. O objeto observacional constitui-se da materialidade do texto, ou seja, do texto propriamente dito. Assim, sobre o objeto observacional retratado pela reportagem, analisamos o objeto teórico que é proposto no campo gramatical através da análise sintática dos termos da oração.

RETÓRICA:
"Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT ..."

Sobre o mesmo objeto observacional, agora, mudando o objeto teórico como foco da análise, encontramos uma distinção comparada com a gramática. Neste momento, como objeto teórico, observamos a preocupação voltada para a argumentação dos fatos.

LINGUÍSTICA:
É analisada através de diferentes vozes que perpassam o texto, ou seja, as diferentes formas de leituras feitas por diferentes pessoas.

Nota-se, portanto, que sobre um mesmo objeto observacinal podemos analisar diferentes objetos teóricos.
Referências:
-Anotações minhas feitas em sala de aula.

História da Linguística segundo Mattoso Câmara Jr.

A linguística é considerada uma ciência muito nova, apenas um século de existência. Ela começou a ser analisada propriamente dita a partir de Ferdinand de Saussure, no século XX. Aqui no Brasil, quem dedicou-se a estudar as teorias linguísticas foi Joaquim Mattoso Câmara Jr. Foi Mattoso Câmara quem publicou o primeiro compêndio de linguística da língua portuguesa nos anos de 1940 e sistematizou a língua falada pelos brasileiros. É responsável pela implantação do estruturalismo no Brasil, na qual, propunha-se compreender uma totalidade da língua como estrutura definida através das relações entre os elementos.
Assim, foi publicado um livro muito importante para a compreensão da linguística. Seu nome é História da Linguística. Segundo essa obra há a divisão entre: Pré-linguística, Paralinguística e Linguística.


Referências Bibliográficas:
- Anotacões minhas feitas em sala de aula;
-História da Linguística, 4ª Edição, Petrópolis 1986
-Site UOL do instituto ciência hoje.