quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Contexto Histórico do Materialismo Histórico Dialético

Durante o século XIX, desenvolveu-se a concretização da sociedade burguesa e a implantação do capitalismo industrial, responsável por descrever um novo modelo de sociedade, contribuindo, dessa forma, para as desigualdades sociais que se implantou com esse sistema. Como representante crítico destacou-se Karl Marx. Segundo suas teorias, elaborou uma nova concepção filosófica do mundo, o “materialismo histórico e dialético”, fazendo críticas da sociedade em que vivia. Marx em seus trabalhos buscou bases filosóficas para estabelecer o Materialismo Histórico Dialético.O Materialismo refere-se a um pensamento que não nasce conosco, mas é estabelecido e construído pela relação social, ou seja, trata-se da relação com exterior, na materialidade.
Nesse contexto, temos a ocorrência materialismo histórico ( análise do discurso) voltado para as questões da Ordem do Enunciado, no qual é regida por princípios de controle e rarefação dos discursos, ou seja, nenhum sujeito é livre para falar qualquer coisa em qualquer circunstância, mais especificamente um controle do dizer.
Assim, encontramos Mikhail Bakhtin que defende que quando um sujeito produz determinados enunciados, o mesmo está se constituindo, mostrando-o como sujeito. Diferentemente acontece com os princípios defendidos por Karl Vossler. Esse estudioso inferia que a linguagem é subordinada aos sujeitos, numa relação de onipotência.

Referências:
- Anotações minhas feitas em salas de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário