quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Heterogeneidade Discursiva segundo Jacqueline Authier Revuz

Sobre os estudos da análise do discurso, mais especificamente na terceira época da A.D, como ficou conhecida, desenvolveu-se os estudos de um sujeito heterogêneo, ou seja, um sujeito que é marcado pela interferência de outros discursos, no qual, denominamos de interdiscursos. Desenvolverei por meio desse espaço os conceitos formulados por Jacqueline Authier Revuz. Em suas análises, destacam-se dois princípios de se entender esse conceito.

Primeiramente temos a Heterogeneidade Constitutiva, no qual encontramos um discurso sendo atravessado por outros discursos referentes a mesma questão de análise. Assim, defende-se que é próprio dos discursos terem a interferência de outros discursos nos mesmos, estabelecendo, dessa forma, um discurso constituído por outras vozes*.

A Heterogeneidade Mostrada é outro princípio de estudo dessa estudiosa. Segundo ela, essa heterogeneidade mostrada se divide em duas formas: Marcada e Não-Marcada.
A heterogeneidade mostrada e marcada constitui-se por marcas explícitas do outro sujeito na fala do EU, ou seja, podemos perceber a presença de outras vozes discursivas no texto em análise. São exemplos dessa heterogeneidade: Discurso Direto, Citações, Itálico, Aspas.

Já a heterogeneidade mostrada não-marcada tem como princípio a não presença explícita de outros sujeitos, ou seja, a presença de outros sujeitos do discurso é um fato concreto e que nessa forma de análise temos a interferência de outros sujeitos de maneira implícita. São exemplos desse estudo: Ironia, estereótipo, alusão, clichê, imitação.







* O conceito de várias vozes (polifonia) será tratado, mais especificamente por Mikhail Bakhtin a partir dos estudos desenvolvidos sobre o romance de Dostoiévski, no qual, vai se referir a diferentes vozes em diferentes espaços sociais e históricos, caracterizando, dessa forma, os diferentes discursos que irão se remeter a um sujeito discursivo.




Referências:
-Anotações minhas feitas em sala de aula

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