domingo, 14 de março de 2010

Diferentes Concepções de História da Linguística

Há Diferentes concepções de estudo da história da linguística. Neste tópico, destacarei as quatro concepções e seus principais estudos teóricos.

- História Tradicional

Esses estudos partem da ideia de descrever os grandes acontecimentos históricos e os principais personagens que marcaram esses eventos. Assim tem a intenção de descrever e narrar esses fatos dentro de uma cronologia, ou seja, um começo, um meio e um fim.
Nos estudos da Linguística, procurou-se estudar os grandes momentos que impulsionaram o desenvolvimento dos estudos da linguagem, os grandes eventos e seus principais personagens.
Como exemplos para elucidarem minhas afirmações, destaco: O descobrimento do Brasil, a Independência do Brasil, etc. Como grandes personagens históricos, temos Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I, etc.

- História das Mentalidades

Nesse período há o pensamento de tentar entender o sistema de crenças e valores de uma época e grupo, ou seja, a organização das mentalidades se preocupa conforme os valores assumidos dentro de uma sociedade. Assim, encontramos em uma dada época certos valores que analisados em outro momento histórico não adquirem importância ou a mesma relevância.
As Mentalidades sofrem mudanças ao longo do tempo e junto com elas certas crenças e valores também assumem diferenças de acordo com cada período histórico. Ao contrário da história tradicional, a história das mentalidades preocupava-se em descrever pequenos acontecimentos históricos e seus personagens.
Por exemplo, encontramos a mentalidade de que o novo é melhor do que o antigo.

Na LINGUÍSTICA pensava-se que grandes escolas como o Estruturalismo abrangia um conteúdo teórico incontestável e único para todos, ou seja, durante os estudos estruturalistas pensava-se que haveria apenas conceitos universais sobre o tema e com o tempo esses estudos eram substituídos por outros conteúdos históricos como o Gerativismo, funcionalismo, etc.
Na verdade, trata-se de um sistema de valores e crenças que sustentam o modo dos sujeitos se portarem em uma sociedade. Assim, encontramos uma teoria capaz de determinar o modo de pensar dos sujeitos falantes.

-História das Ideias

É o conjuntos de ideias e representações que sustentam os sujeitos, ou seja, nesse momento encontramos não mais um pensamento único de teorias. Agora, o importante era descrever as diferentes visões de um componente teórico como o estruturalismo. Era mostrar diferentes perspectivas em torno de um movimento, de uma escola. Assim, pretende-se estudar as diferentes concepções do estruturalismo desenvolvidos por cada estudioso e considerá-las relevantes para o funcionamento desse conteúdo histórico analisado, ao mesmo tempo causando uma relação conflitiva, pois são os sujeitos que praticam as ações e fazem as interpretações de acordo com o que entenderam, ou seja, os sujeitos são participantes altamente ativos.

Exemplo: Diversos conceitos do estruturalismo em conflitos de ideias.

Na LINGUÍSTICA procura-se observar os sujeitos que interpretam e constroem seu sistema de representação a partir dos conceitos que trabalham em torno dos aspectos da linguagem.

- Historiografia

É a maneira de como a história foi escrita. Refere-se à metodologia e as práticas da escrita na História. É descrever sobre a própria HISTÓRIA em si. Podemos dizer que é uma Meta-História, ou seja, a história que explica sua própria história por meio dos acontecimentos ao longo do tempo.






-Anotações Minhas feitas em sala de aula;
Disciplina: Linguística no Brasil

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