terça-feira, 23 de março de 2010

Proposta de Atividade

Nesse tópico, destacarei algumas perguntas propostas pelo meu grupo sobre a discussão em sala de aula do texto Retrospectivas e Perspectivas da Historiografia da Linguística no Brasil de Cristina Altman da Universidade de São Paulo.
As perguntas contém alguns questionamentos do grupo sobre a apresentação dos tópicos do texto, tentando reproduzir uma espécie de diálogo entre nós (alunos de graduação) e a autora.

- Registro Histórico das Tradições Linguística:

1ª. É possível que a Historiografia privilegie alguns fatos em detrimento de outros? Quais seriam os critérios para determinar a importância de certas questões?


2ª. De que forma se pode determinar o princípio da identidade latino-americanas?

Nessa questão, podemos relacionar esse momento do princípio da identidade latino-americanas a partir do momento em que se estabelecem as línguas nacionais.

- O Registro Histórico das tradições Linguísticas Brasileiras:

3ª. A língua Tupi com estrutura latina funcionou na comunicação? Essa língua tem alguma relação com a língua geral?

-Perspectivas da Historiografia Linguística:

4ª. A historiografia linguística faz uma descrição cronológica da língua ou faz parte da perspectiva da Nova-História?

Antes de refletir sobre a questão, preciso analisar o processo da Nova-História. A Nova-História é uma perspectiva da Análise do Discurso que visa estudar os fatos históricos não levando em consideração o aspecto cronológico, ou seja, em um tempo linear. Assim, visa abordar esses fatos de uma perspectiva não cronológica, não linear.
Sobre essa questão, podemos definir que a historiografia, assim como a história das ideias e a história das mentalidades fazem parte de uma tendência da Nova-História.

5ª. Como a autora se posiciona frente a polêmica linguística no/do Brasil? Em sua opinião, por que não há uma linguística genuinamente brasileira?






Referência:
- ALTMAN, Cristina. Retrospectivas e perspectivas da historiografia da linguística no Brasil. Em: Revista argentina de historiografia linguística, 1,2,115-136, 2009

- Anotações minhas feitas em sala de aula;
Disciplina: Linguística no Brasil



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