As perguntas contém alguns questionamentos do grupo sobre a apresentação dos tópicos do texto, tentando reproduzir uma espécie de diálogo entre nós (alunos de graduação) e a autora.
- Registro Histórico das Tradições Linguística:
1ª. É possível que a Historiografia privilegie alguns fatos em detrimento de outros? Quais seriam os critérios para determinar a importância de certas questões?
2ª. De que forma se pode determinar o princípio da identidade latino-americanas?
Nessa questão, podemos relacionar esse momento do princípio da identidade latino-americanas a partir do momento em que se estabelecem as línguas nacionais.
- O Registro Histórico das tradições Linguísticas Brasileiras:
3ª. A língua Tupi com estrutura latina funcionou na comunicação? Essa língua tem alguma relação com a língua geral?
-Perspectivas da Historiografia Linguística:
4ª. A historiografia linguística faz uma descrição cronológica da língua ou faz parte da perspectiva da Nova-História?
Antes de refletir sobre a questão, preciso analisar o processo da Nova-História. A Nova-História é uma perspectiva da Análise do Discurso que visa estudar os fatos históricos não levando em consideração o aspecto cronológico, ou seja, em um tempo linear. Assim, visa abordar esses fatos de uma perspectiva não cronológica, não linear.
Sobre essa questão, podemos definir que a historiografia, assim como a história das ideias e a história das mentalidades fazem parte de uma tendência da Nova-História.
5ª. Como a autora se posiciona frente a polêmica linguística no/do Brasil? Em sua opinião, por que não há uma linguística genuinamente brasileira?
Referência:
- ALTMAN, Cristina. Retrospectivas e perspectivas da historiografia da linguística no Brasil. Em: Revista argentina de historiografia linguística, 1,2,115-136, 2009
- Anotações minhas feitas em sala de aula;
Disciplina: Linguística no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário