quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O que é a LInguística ? A Influência de Ferdinand de Saussure.

O termo linguagem pode ter uma abrangência muito grande caso não há uma especialização bastante extensa do assunto, pode-se referir a linguagem dos animais até outras linguagens como a música, dança, pintura, etc.
Para o campo das ciências da linguagem, mais específicamente a linguística, convém enfatizar que a mesma detém-se somente na investigação ciêntífica da linguagem verbal humana.
No século XX, um pensador procurou explicar os mecânismos da linguagem através do estruturalismo, seu nome é Ferdinand de Saussure. Segundo ele, a língua é considerada como um sistema de valores. Por VALOR podemos dizer que é todas as relações e oposições entre os termos que ocorrem numa mesma estrutura, sendo consideradas como sistemas de signos usadas para estabelecer uma comunicação.
Para o mestre genebrino, "a Linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma, e por si mesma".
Com o decorrer do tempo, percebeu-se que Saussure desconsiderou aspectos importantes para o desenvolvimento dos estudos sobre a linguagem. São eles: O Sujeito, a História e o Referencial ( ponto de vista ). Esses aspectos serão retomados por outros estudiosos como Chomsky, Ducrot nos movimentos posteriores ao estruturalismo.


Referências Bibliográficas:
-Anotações minhas feitas em salas de aula;
-Introdução à Linguística, vol. 1
Org. José Luiz Fiorin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário