terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Objeto Observacional e Objeto Teórico". Conceitos do Livro Ensaios de Filosofia da Linguística

As anotações que farei sobre este assunto referem-se ao capítulo 2 do livro Ensaios de Filosofia da Linguística. O capítulo trata do seguinte tema : De que trata a Linguística, afinal ?

A princípio tomarei os seguintes conceitos para a análise de minhas anotações: Objetos Observacionais e os Objetos Teóricos.
Antes de começar minha análise é importante notar que no início do texto questiona-se qual o campo de estudo da linguística. Assim, podemos dizer que para essa ciência não há um objeto de estudo específico, mas sim um pluralismo teórico acerca dos assuntos.
Para o desenvolvimento do tema é importante mencionar um fragmento retirado da folha online UOL do dia 21/08/09 (folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u612987.shtml). A notícia é a seguinte: " Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT de orientar os senadores da bancada pelo arquivamento de todos os processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética".
A partir do fragmento, é utilizado três exemplos que descrevem o conceito de objeto observacional e objeto teórico. São eles: A Gramática, a Retórica e a Linguística.

GRAMÁTICA:
"Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT ..."

O trecho em destaque mostra uma oração sendo regida por regras gramaticais, no qual, há uma ligação entre a oração subordinada adverbial concessiva e a oração principal. O objeto observacional constitui-se da materialidade do texto, ou seja, do texto propriamente dito. Assim, sobre o objeto observacional retratado pela reportagem, analisamos o objeto teórico que é proposto no campo gramatical através da análise sintática dos termos da oração.

RETÓRICA:
"Apesar de permanecer no cargo, Mercadante criticou a decisão do comando do PT ..."

Sobre o mesmo objeto observacional, agora, mudando o objeto teórico como foco da análise, encontramos uma distinção comparada com a gramática. Neste momento, como objeto teórico, observamos a preocupação voltada para a argumentação dos fatos.

LINGUÍSTICA:
É analisada através de diferentes vozes que perpassam o texto, ou seja, as diferentes formas de leituras feitas por diferentes pessoas.

Nota-se, portanto, que sobre um mesmo objeto observacinal podemos analisar diferentes objetos teóricos.
Referências:
-Anotações minhas feitas em sala de aula.

3 comentários: