sábado, 5 de setembro de 2009

Concepções de Chomsky

Chomsky foi um grande estudioso do gerativismo. Ele tratava as questões da linguagem de uma maneira diferentes dos estudiosos do estruturalismo. Dentro de suas concepções, temos:

-A linguagem era adquirida através do ESTÍMULO e RESPOSTA, ou seja, as crianças já nasciam pré-dispostas à linguagem;
-De acordo com Chomsky, os sujeitos seguem as regularidades da língua, ou seja, eles sabem o que estão dizendo;
-Chomsky questiona as questões estruturalistas;
-Segundo ele, os enunciados são produzidos dentro de uma Estrutura Superficial e uma Estrutura Profunda, ou seja, através da análise, pode-se fazer uma dupla possibilidade de leitura. Assim, Chomsky está preocupado em analisar o nível sintático dos enunciados. É importante destacar que para os estruturalistas americanos há apenas uma análise da estrutura superficial.

Universais Linguísticos segundo Chomsky:

-Recursividade

É a produção de sentenças complexas a paritr de sentenças simples. Segundo Chomsky, a capacidade de produzir sentenças complexas é inerente ao sujeito, ou seja , já é próprio de sua natureza.

-Todas as línguas têm um sujeito e predicado.

Assim, do estudo das teorias de chomsky, podemos inferir que a base de todas as suas proposições é o Dedutivismo, ou seja, é formular uma hipótese sem considerar uma análise empírica.

Observação:
Chomsky faz uma crítica ao estruturalismo de Bloomfield e não de Saussure.


Referência:
Anotações minhas feitas em Sala de Aula segundo capítulo 2 do livro: Ensaios de Filosofia da linguagem ( O que trata a Linguística, Afinal ?)
Disciplina: Epistemologia da Linguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário