sábado, 31 de outubro de 2009

Estágios da Aquisição da Linguagem

Os seres humanos, segundo uma abordagem gerativa, são capazes de produzir sentenças complexas a partir de sentenças simples,a partir da recursividade, ou seja, nascemos com uma faculdade da linguagem, no qual, trata-se de uma capacidade inata dos seres. Assim, cada um desenvolve-se uma gramática internalizada influenciando a maneira de comunicação no cotidiano com outros sujeitos.
Assim, o início desse processo se dá pela aquisição da linguagem ao longo do crescimento desse ser. Dividirei em etapas a minha análise.

1ª Etapa:

Estágio dos Balbucios:
A criança, nesse momento, produz sons aleatoriamente, no qual, não segue um princípio de organização da língua. Assim, é uma fase de interpretação das coisas.

2ª Etapa:

Aquisição da Língua (6 meses)
Nessa etapa, a criança tenta interpretar as falas dos adultos e assim, começa a produzir fonemas que acontecem na sua língua materna.

3ª Etapa

Palavras Isoladas ( 8 à 10 meses)
Nesse período, a criança começa a desenvolver palavras isoladas, no qual, assumem posições de frase específicas, ou seja, essas palavras tem valor de frases prontas. Esse processo é conhecido como OLOFRÁSTICO.

4ª Etapa

Frase com duas Palavras ( 14 à 15 meses)
Nesse período dá-se o processo da sintaxe. Uma sintaxe diferente da dos adultos, no qual, é rudimentar e simples.

5ª Etapa

Adquire a Linguagem (18 à 24 meses)
Nessa etapa há o desenvolvimento de sentenças com verbos, que conforme a criança vai crescendo e se relacionando com outras crianças vai possibilitar a ampliação de seu vocabulário.

6ª Etapa

Processo de maturidade da linguagem, ou seja, maturidade linguística.



Referências:
- Anotações minhas feitas em sala de aula.

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