sábado, 17 de outubro de 2009

Questões para o Aprendizado

Questões
Questões propostas pelo professor Roberto durante a aula Epistemologia da Linguística.

1) O programa de pesquisa gerativista assume como um dos seus pressupostos que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos. Segundo os gerativistas, quais são as evidências que sustentam esse pressuposto?

R: Segundo a gramática gerativa de Noam chomsky, a capacidade de linguagem é inata nos sujeitos falantes, ou seja, tem um caráter biológico, natural. Para os gerativistas uma das evidências que essa Faculdade de linguagem esteja ligada ao fator biológico são alguns problemas patológicos que envolvem áreas específicas da linguagem no cérebro humano. Como exemplo, temos a afasia, um problema que afeta a capacidade de aquisição da linguagem. Com esse exemplo, podemos refletir que o conceito de faculdade de linguagem proposto por Chomsky sustenta essa teoria de aproximar as ciências humanas das ciências naturais. Outro exemplo que pode ser relacionado como uma evidência de a linguagem ser uma capacidade inata é o andar Bípede. Essa atividade desenvolvida pelos seres humanos já é inerente a sua espécie, ou seja, caracteriza-se como uma pré-disposição biológica, basta desenvolver essa capacidade; diferentemente da escrita que tem caráter de aquisição cultural, no qual, é aprendida ao longo do crescimento humano.

2) A linguagem humana no entendimento humano de Noam Chomsky baseia-se em uma propriedade elementar chamada de PROPRIEDADE DA INFINITUDE DISCRETA. Explique o que vem a ser tal propriedade.

R: A propriedade da infinitude discreta consiste na produção de infinitas sentenças com base em um número finito de regras gramaticais que transforma uma estrutura em outra. Assim, é esse sistema de regra que assume como o conhecimento linguístico existente na mente do falante de uma língua, no qual devia ser descrito e explicado pelos gerativistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário